terça-feira, 25 de novembro de 2008

Painel - 2


Bom pessoal ai está o segundo painel e as falas :

Vamos falar neste painel dos tipos de diabetes.
Diabetes Gestacional:
O diabetes gestacional é a alteração da glicemia durante a gravidez devido ao aumento da resistência à insulina.Esse aumento ocorre naturalmente na grávida devido aos hormônios produzidos pela placenta e esses hormônios estão relacionados ao aumento da quantidade de glicose já que esta é requerida pelo feto em grande quantidade.
Os sintomas são semelhantes ao da diabetes mellitus tipo 2 que serão citados no terceiro painel.Os fatores de risco,também são semelhantes ao da diabetes mellitus tipo 2:obesidade ou ganho de peso excessivo durante a gravidez,histórico familiar de diabetes,crescimento ou peso excessivo do feto,pré-eclampsia ou casos anteriores de diabetes gestacional.
O tratamento é feito com dietoterapia e às vezes com insulinoterapia,pois os hipogliceminates podem fazer mal ao bebe.
O quadro mostra as relações entre a paciente que desenvolve diabetes durante a gravidez e aquela que já possui diabetes.Nos dois casos a gravidez é considerada de risco e a equipe deve ser multiprofissional,pois no caso da diabetes gestacional a mãe e o bebe podem ter hipoglicemia após o parto e a mãe pode desenvolver diabetes mellitus do tipo 2 após o parto.A mulher com diabetes clínica deve planejar a gravidez e começar um rígido controle glicemico cerca de 6 meses antes para evitar possíveis danos contra o feto.
Diabetes insipidus:
É causada por uma disfunção no hipotálamo que não produz o ADH(hormônio anti-diurético),ou por excesso de ingestão de agua devido a um defeito no hipotálamo,ou devido à resistência do rim à esse hormônio.
As influências podem ser múltiplas:o paciente sente muita sede e pode ficar desidratado.
Os sintomas são semelhantes ao da diabetes mellitus:poliúria e polidpsia,porém não ocorre hiperglicemia nem glicosúria.
O tratamento é feito com hormônios semelhantes ao ADH ou com antidiuréticos.
Diabetes tipo mody:
Esse tipo de diabetes é causada por uma deficiência enzimática na secreção de insulina.
Os fatores de risco seriam a presença dos genes responsáveis e maus hábitos alimentares.
Exitem seis tipo de diabetes tipo mody:sendo as tipos 1,3,4,5 e 6 causadas por deficiência nos fatores de transcrição que regulam a produção de insulina e o transporte dela,e a tipo 2 é uma deficiência na enzima glicoquinase o que diminui a eficiência desta por glicose,o que leva ao aumento do limiar de glicose que estimula a secreçao de insulina.
Diabetes mellitus tipo 1:
Causas genéticas e gatilho ambiental:existem alguns genes encontrados em diabéticos que são chamados de diabetogenicos,porém a influência desses ainda não é bem entendida.A influência ambiental vem principalmente de infecções virais que podem provocar uma resposta auto-imune em diversos orgãos e tecidos do corpo.
Os fatores de risco seriam a existência de casos anteriores na família.
Os principais sintomas são:
Polidpsia:aumento da sede causada pela grande perda de água na urina.
Poliúria:aumento do volume urinário que já foi explicado no primeiro painel.
Emagrecimento:devido ao aumento da lipólise e da proteólise como forma de fornecer composto gliconeogênicos e energia.
Fraqueza:devivo à falta de glicose dentro das celulas e à proteólise.
Hálito cetônico:devido ao aumento da beta-oxidação de ácidos graxos e ao acúmulo de corpos cetônicos no sangue.
Irritabilidade:devido à hipoglicemia.
Bioquímica da diabetes:
A insulina é produzida pelas células beta das ilhotas pancreáticas devido ao aumento da quantidade de glicose no sangue.A membrana das células possuem receptores específicos que transportam a glicose para dentro desta,esse receptores podem ser ou não sensíveis à insulina.
O quadro mostra o metabolismo de uma pessoal normal em diferentes regiões do corpo.No diabético esse metabolismo está comprometido pois esses pacientes não possuem insulina.
Essas figuras mostram o GLUT 2 que é insensível à insulina e está presente nas células nervosas e no fígado,e a translocação do GLUT 4 que é sensível à insulina e depende deste para sair do interior da célula para a membrana desta e permiti a entrada da glicose.

Postado por Gabriella Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário