sábado, 22 de novembro de 2008

Painel - 1

Pessoal vamos começar a postar os painéis apresentados junto com um resumo das falas. Se precisarem de mais informações, por favor, deixem recados nos comentários que a gente posta depois. Até mais!
Cor do texto

Histórico do Diabetes

- Os hebreus foram os primeiros a relatar sintomas da diabetes, mas apenas em gestantes;

- um bom tempo depois, na Grécia (cidade de Capadócia), Areteu relatou os sintomas mais comuns da doença: polifagia (muita fome), poliúria (muita urina), polidipsia (muita sede) e fraqueza. Ele percebeu que mesmo que a pessoa fosse alimentada aperentava não conseguir absorver o alimento, e além disso relatou que antes de falecer a pessoa entrava em um estado de coma;

- bastante tempo depois, Thomas Willis, ao experimentar a urina de um dos doentes percebeu o sabor adocicado, a partir dele o nome do distúrbio passou a ser diabetes mellitus. Diabetes que significa urina em excesso e Mellitus que significa doce (adocicado);

- após Willis, houve novos avanços como a descoberta do sabor adocicado na urina ser causada pela glicose, o fato da insulina ser o regulador da glicemia dentre outras descobertas.


Diabetes?

A diabetes é uma síndrome ocasionada pela alteração na secreção de insulina que é feita pelas células β do pâncreas, ou pela incapacidade do hormônio fazer a devida regulação da glicemia por causa da resistência oferecida por alguns tecidos-alvo. É definida por vários sintomas, mas o principal é a hiperglicemia crônica e pelos distúrbios nos metabolismos de moléculas essenciais (carboidrato, lipídeo e proteína). Em alguns casos especiais a diabetes pode ser causada por distúrbio no rim ou na suprarenal. Nesse último caso a hiperglicemia não ocorre.


Tipos

- Diabetes mellitus tipo I
- Diabetes mellitus tipo II
- Diabetes tipo mody
- Diabetes insipidus
- Diabates gestacional


Sintomas comuns a todas diabetes

Os sintomas citados no painel são comuns a quase todas as diabetes, na verdadeo único sintoma que é exclusivo das diabetes mellitus tipos I e II e a gestacional é a hiperglicemia crônica. No mais todos os outros sintomas: cansaço, fome, sede, muita urina, hipertensão, má circulação e cicatrização são sinais de todas as diabetes.


Detectanto a Diabetes
A Gabi postou a pouco tempo como o diabético controla a glicemia durante o dia, aqui a gente vai explicar quais são os exames mais comuns utilizados para saber se a pessoa pode ou não estar diabética:

- Teste oral de tolerância a glicose
Nesse exame a pessoa ingere 75g de glicose duluída em água e tem o sangue recolhido logo após a ingestão e duas horas depois. A pessoa é considerada em risco diabético se a primeira colheta do sangue estiver acima de 110mg/dl e se o sangue retirado duas horas após dêr acima de 140mg/dl.

-Teste oral para gestantes
Esse exame é administrado para grávidas que possuem mais de 25 anos e deve ser feito por volta da 24ª e 28ª semana de gestação. A gestante toma 50g de glicose com água e seu sangue é recolhido duas vezes, logo após de tomar e uma hora depois de beber o líquido. Se no exame o primeiro sangue recolhido dêr acima de 100mg/dl e uma hora depois for maior que 126mg/dl, a gestante é submetida ao teste normal de tolerância a glicose para confirmar o risco de diabetes.

- Glicemia de jejum
O teste de glicemia de jejum depende da pessoa ficar entre 8 horas e 12 horas sem se alimentar, apenas ingerindo água. Ao chegar no laboratório a pessoa tem o sangue recolhido, depois ela ingere 70g de glicose com água e seu sangue é recolhido diversar vezes. Logo após a ingestão, trinta minutos depois, uma hora depois e duas horas depois. A intenção desse exame é ser mais preciso e produzir uma curva glicêmica. Às vezes nesse exame a pessoa tem o sangue recolhido várias vezes ao dia acompanhando seus hábitos alimentares.


Epidemia
Essa parte do painel mostra dados importantes sobre a diabetes, que demonstram o porquê hoje da OMS (Organização Mundial da Saúde) considerar a diabetes uma doença mundial que deve ser controlada assim como a SIDA (AIDS). a próxima postagem vai ser exatamente sobre a epidemia e alguns dados que conseguimos na Organização Mundial de Controle da Diabetes.

Bom, esse foi o primeiro painel. Se quiserem mais alguma informação sintam-se a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário